10 LIÇÕES DE ABBAS KIAROSTAMI

1- Não se pode acreditar em certos acontecimentos se não os filmamos em profundidade de campo e em plano-sequencia, evitando os cortes de montagem.

1ok

 

2- A Lei olha em plano geral, enquanto a arte utiliza o primeiro plano.

2

3- Continuo a acreditar que é melhor organizar o real em frente a câmera, em vez de intervir posteriormente na moviola.

3

4- Acredito que, cada vez que há vento, agitam-se dentro de nós as preocupações, a alma agita-se. A porta se abre, o espaço já não é limitado ao quarto e, com o vento, as preocupações do menino chegam até nós.

4

5- Em alguns casos, para ater-se à verdade é necessário trair a realidade.

Screen Shot 2016-02-01 at 6.16.47 PM

6-O fato de delimitar um objeto, excluindo todo o resto, sublinha a sua beleza.

6

7- Trabalho quase exclusivamente com atores não-profissionais porque dêsdenham minhas indicações. As cenas em que Hossein chama a atenção do diretor e contesta a veracidade de certo diálogos demonstram isso. Os não-atores são a pessoas mais adequadas para corrigir o diretor em relançar ao personagem, ao dialogo etc.

7

8- Somente as pessoas simples podem expor verdades essenciais, pois acreditamos, assim, que nasceram dentro delas, e não dentro dos livros.

vlcsnap-2015-03-14-04h17m12s177

9-As crianças, mas também os atores não-profissionais, não trabalham por dinheiro, ou pela fama: precisam apenas de respeito. Não seguem o roteiro apenas porque foi escrito pelo cineasta e, portanto, é preciso utilizar roteiros bem simples, feitos de muitos pedacinhos, como um rosário, no qual os elementos da historia são concatenados uns aos outros. É preciso descobrir, delicadamente, o que leva um ator a realizar determinada ação ou a experimentar determinado sentimento, e aproveitar isso nas filmagens.

Screen Shot 2016-02-01 at 6.22.45 PM

10- Seja documentário ou ficção, o todo é sempre uma grande mentira que contamos. Nossa arte consiste em conta-la de modo que acreditem nela.

910

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *